Telefone: +55 11 3035-1240

A imagem reflete pessoal em volta da de uma mesa analisando dados. Título do artigo: Sourcing: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Sourcing: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Sourcing é um processo de compras composto pela análise completa dos materiais, serviços e dos fornecedores. Ele possibilita a aplicação de métodos para a otimização de recursos, inclusive uma terceirização. Além da diminuição do preço nos produtos finais, ele também visa reduzir os custos internos da empresa.

Dessa forma, ele permite aumentar o lucro do negócio, sem perder na qualidade de material ou serviço utilizado nas suas atividades. Ou seja, esta área da qual tratamos visa melhorar a competitividade da empresa.

Saiba mais sobre a sua importância e como fazê-la no seu negócio, através das informações do artigo abaixo.

O que é Sourcing?

Como já dito, este é o processo no qual a empresa faz análise de custos e o planejamento de compras de forma inteligente. E seu objetivo visa otimizar os custos da empresa.

Para que ele seja feito da forma correta, é preciso analisar os melhores fornecedores dos materiais e serviços disponíveis no mercado.

Além disso, é muito importante saber quais as necessidades da empresa, para não comprar nada que não for preciso. Dessa forma, pode-se efetuar o pedido justo do escopo, com segurança.

A execução dessa estratégia visa diminuir os custos para a empresa, sem perda de qualidade. Além disso, ela visa tornar os meios de compra mais rápidos para a área de suprimentos, através da negociação com os fornecedores.

Ou seja, ela tem a aptidão de tornar a operação da empresa mais eficiente.

O que é Procurement?

Este conceito também se refere às compras da empresa. Entretanto, ele é muito mais amplo que o primeiro conceito. Na verdade, o primeiro se encontra dentro deste. Isso porque ele é o sourcing aliado a outras estratégias.

E elas permitem uma boa relação com os fornecedores e também têm a ver com a relação da empresa com a sustentabilidade e com os seus consumidores. Veja como!

Através dele é possível que a empresa avalie quanto ela compra e de quem. E também quais são as variações dos preços ao longo do tempo, bem como qual é a qualidade de entrega dos produtos que recebe. Isso permite a compra daqueles que forem melhores para a empresa a longo prazo.

Desta forma, estas ações são todas aquelas estratégias tomadas pela empresa para viabilizar os objetivos do sourcing. Por exemplo, a vigilância das métricas, o controle sobre as transações feitas e o exame de outros dados.

Ele visa estabelecer bons contratos e desenvolver relacionamento com fornecedores.

Através dele, também, acontece a vigilância dos impactos sociais e ambientais do negócio. Ou seja, ele relaciona-se à empresa tanto em suas atividades internas, como nos efeitos externos por ela causados.

Qual a diferença entre sourcing x procurement?

O primeiro visa analisar o mercado e escolher o melhor fornecedor para a empresa, com a maior qualidade e preços bons. Enquanto o segundo visa o controle daquilo que a empresa adquiriu e da qualidade do que foi, de fato, recebido pela empresa.

Dessa forma, este último padroniza os métodos da empresa, para construir ciclos eficientes de compra de materiais e serviços.

Além disso, através dele é possível avaliar e reduzir o efeito ambiental da empresa, assim como o seu impacto social. E isso é possível ao se cumprir os requisitos éticos e legais, que é o que procurement visa garantir.

Sendo assim, o sourcing abrange a parte do acordo e escolha, já o procurement, o controle e garantia dos processos corretos tanto interno, como externo.

Quais são os principais passos para montar uma estratégia de sourcing?

Para criar uma estratégia de sourcing na sua empresa, é preciso seguir alguns passos que irão garantir o seu sucesso. Veja quais são:

Avalie as necessidades da empresa

Primeiro é necessário entender o que a empresa precisa, para começar a busca pelos fornecedores. Isto significa que deve-se avaliar quais são os produtos e serviços externos necessários para manter o negócio.

Faça uma análise dos fornecedores

Em seguida, é preciso entender quais são os melhores fornecedores. Ou seja, aqueles que detém o melhor custo-benefício. E deve-se listar todos, para escolher apenas dentre aqueles que possuem qualidade nos produtos.

Determine sua estratégia

Por fim, estabeleça qual será a forma de negociação da empresa e como serão gerenciados os fornecedores. E análise como estão os gastos do negócio. Isso permitirá fixar a estratégia de forma positiva para a empresa.

Quais os benefícios e como o sourcing pode reduzir custos operacionais?

Através de todo este processo, quando bem feito, é possível concluir que ele objetiva a aplicação de uma estratégia de compras visando a economia da empresa.

Dessa forma, ele permite o foco nas prioridades e a compra do necessário, evitando gastos que a empresa não precisa ter naquele momento. Sendo assim, ele reduz os gastos operacionais da empresa sem baixar a qualidade de suas atividades e produtos.

Qual a importância de ter uma consultoria para realizar esse processo?

Uma consultoria permite que o setor de suprimentos da sua empresa trabalhe com alta performance.

Isso acontece porque ela direciona as decisões da empresa de forma assertiva, contribuindo para a redução de custos e aumento dos lucros.

E as estratégias de sourcing pedem uma análise completa para a execução do processo de maneira eficiente, o que apenas alguém com experiência e qualificação pode fazer.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.